Tarifa do busão


      Uma pauta muito debatida dentro do movimento estudantil (principalmente o florianopolitano) é a mobilidade urbana e o transporte público. O descaso das autoridades sobre esse assunto não é de hoje. Através de concessões, é dado a empresas privadas o direito de explorar o transporte publico de Florianópolis. O transporte é algo essencial na vida de qualquer pessoa assim como educação, saúde, saneamento básico e segurança.
      Todo inicio de ano inúmeras cidades brasileiras presenciam o aumento do preço do transporte coletivo. Nesse ano não está sendo diferente, várias cidades já estão vivendo com a nova tarifa e diversas outras estudam quanto deve ser este aumento. Estas medidas adotadas pelas prefeituras e governos têm um claro propósito: aumentar o lucro das empresas de transporte e avançar na retirada de direitos da população através da privatização dos serviços públicos.
      Com o aumento da tarifa em várias cidades de diferentes estados, podemos acompanhar na mídia independente as manifestações nas cidades como São Paulo, Curitiba, Vitória, Sergipe. Já em Belém, devido às ações e mobilizações vimos a população ter uma grande vitória de conseguir barrar o aumento da passagem.
      Defendemos que o transporte seja assumido pelo poder publico e que não dependa do pagamento imediato. O seu direito de ir e vir não pode ser considerado uma mercadoria e nem depender do quanto lucram meia dúzia de empresários. Além do beneficio social existe também o beneficio ambiental, pois a poluição diminuiria devido à diminuição da circulação de carros.