Opressões


     A Universidade, como parte importante da nossa comunidade, tem o papel crucial de construção de um conhecimento crítico sobre a sociedade e sobre as relações existentes nela, para tanto, deve estar aberta a diversidade e peculiaridades destas relações. Fato que nunca ocorreu. O preconceito, discriminação e opressão estão presentes no cotidiano da universidade, podemos observar pelo grande abismo que existe entre pessoas de diferentes cores de pele, de diferentes partes do mundo, de diferentes orientações sexuais, identidades de gênero, etc. Esse abismo tem nome: racismo, xenofobia, homofobia, machismo, dentre outras formas de opressão. Sem esquecer de mencionar os trotes de alguns cursos feitos para humilhar e ridicularizar o novo universitário, com práticas opressoras de todas os jeitos que geram uma corrente de falta de respeito entre os alunos. O que levantamos aqui é a luta pela construção de uma sociedade onde a identidade pessoal não seja critério para divisão e, por consequência, exclusão. Na verdade, uma sociedade verdadeiramente sem opressões é aquela onde todas e todos tenham plena igualdade de possibilidades, direitos e condições sem que sua constituição de sujeito determine as relações sociais ou oportunidades.
      Na UFSC temos o Gozze!, coletivo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) que é um espaço que visa a articulação social e cultural além da promoção de discussões acadêmicas, sociais e políticas relacionadas à presença da comunidade LGBT na universidade, além de outros espaços do movimento estudantil que discutem com uma visão critica as questões de gênero, raça e orientação sexual. 
       Somos todos iguais na diversidade e na pluralidade! Não aceite participar de trotes machistas, homofóbicos ou xenofóbicos de qualquer natureza, isso só gera mais preconceito e ninguém tem o direito de humilhar você e/ou seus colegas!
       Se você achou legal, interessante ou até mesmo desafiador nossos objetivos, convidamos você a participar desse processo e fazer parte dessa construção contínua dentro da Universidade. E-mail para contato: diversidadeufsc@gmail.com