Movimento Estudantil


      O Movimento Estudantil (ME) é o nosso espaço dentro da universidade, a representação política dos estudantes,  é no ME que discutimos e tiramos soluções coletivas para nossos problemas e necessidades. A razão de ser do ME é mobilizar @s estudantes. Ele se organiza de forma diferente de região para região. A tradição de luta do movimento traz os traços comuns de independência política frente a governos, reitorias e direções de escola, democracia, ação direta e autonomia frente instituições religiosas, empresas e organizações políticas.
      Dentro da UFSC @s estudantes não tem muita voz. Nos conselhos que dirigem a universidade @s estudantes tem um representatividade reduzida. Nos conselhos de departamento temos 1/5 e no CUn, Conselho Universitário,  maior instância deliberativa da universidade nossa representação não chega a 10%. E essa não é uma realidade só da UFSC. Por isso o movimento estudantil historicamente se organizou de forma independente, construiu seus próprios fóruns (espaços de discussão e ação) e, através de muita luta, conquistou o direito de ser a representação dos estudantes frente a universidade e sociedade. Logo você conhecerá esses fóruns, cada qual com a sua sigla. Para ajudar a entender melhor o movimento estudantil vamos apresentar os principais fóruns e suas siglas: 

Centro Acadêmico ou CA
é a entidade representante d@s estudantes de um curso. Onde nos organizamos para reivindicar nossos direitos.  Os CAs  também promovem festas, jogos, trilhas, filmes, debates para integrar os estudantes. O CA deve organizar assembléias, passar nas salas de aula debatendo os problemas mais sentidos pelos estudantes para mobilizá-los. Lembre-se, só existe representatividade se você também participa, procure o seu CA.

Diretório Central do Estudantes ou DCE
é a entidade geral dos estudantes da UFSC, cumpre o mesmo papel que os CAs, mas para toda a Universidade. Devido ao tamanho de sua base de representação dispõe de mais recursos e autoridade política que os CAs. O nosso DCE está na mão de um grupo de estudantes festivo  a 2 anos. De lá para cá  as gestões do DCE nunca massificaram uma campanha de luta. As únicas campanhas grandes que fazem são as eleitorais, que garantem sua permanência na diretoria da entidade. Em sumo @s estudantes da UFSC não se mobilizam desde a luta contra o REUNI em 2008.

Executivas e Federações de Curso
muitos cursos têm fóruns do ME próprios, nacionais e regionais. As executivas são entidades de representação dos estudantes de um determinado curso em âmbito nacional ou regional para debater os problemas  comuns ao seu curso. 

Fórum nacional de executivas e Federaçoes, Fenex
como o próprio nome diz é um Fórum Nacional de Federações e Executivas de curso. Visa pautar mais discussões pertinentes do Movimento Estudantil de Área, ou seja, campanhas específicas dos cursos. Mas vem fazendo oposição a UNE desde 2004 quando o caráter desta entidade ficou mais claro para o ME.

União Nacional dos Estudantes, UNE
é a entidade que deveria organizar e mobilizar @s estudantes universitários nacionalmente. A UNE vem distante de sua base, @s estudantes, a bastante tempo. Desde 2002, com a eleição de Lula (PT), esse distanciamento se intensificou muito, pois a entidade passou a defender todos os projetos do governo, incondicionalmente. A partir de 2004 as principais lutas do ME começaram a passar por fora da UNE. A entidade além de não articular as lutas começou a se enfrentar com o movimento para defender o governo. É consenso entre o movimento de luta que a UNE não nos representa, mas a saída para essa situação não é consensual.