Apresentação

       Ao efetuar sua matrícula você passa a ser mais um dentre os mais de 20 mil alunos desta universidade. Univer-sidade pública federal, que é esta apenas uma dentre as 59 de todo o Brasil, totalizando – se consideradas também as estaduais – aproximadamente 1,5 milhão de estudantes. Parece muita gente, e é, mas gostaríamos que fosse muito mais – há ainda mais cerca de 5 milhões de matrículas no ensino superior privado. E, embora pareçamos muitos, cada um é importante e deve refletir criticamente a respeito de seu contexto. No Brasil, pouco mais de 10% dos jovens em idade universitária estão de fato cursando uma faculdade, isso faz do ensino superior não um direito, mas um privilégio. No entanto, numerosos que somos e cientes que devemos estar desta realidade, podemos transformá-la.
       Para isso, teremos que ser, no caso da UFSC, muito mais do que 20 mil alunos dispersos. Juntos, podemos formar um movimento estudantil forte para defender a universidade, a educação e os direitos estudantis como Biblioteca, Restaurante Universitário, Bolsas de pesquisa e extensão, Hospital Universitário. E é por isso também que seis centros acadêmicos (de Serviço Social, Filosofia, Pedagogia, História, Arquitetura e Geografia) reuniram-se para recebê-los e propor alguns debates, reflexões e ações, tanto a nível de universidade, quanto do seu curso e da própria atividade profissional. O seu Centro Acadêmico (CA) é o espaço que irá representá-lo junto com os demais estudantes do mesmo curso. Ele foi criado pelos próprios estudantes para ser uma voz autônoma dentro do curso e da estrutura acadêmica.
       São muito raros, se é que existem, os estudantes que entram na universidade sem a expectativa de aprender muito para mudar muita coisa. Para levar esta expectativa a cabo, é preciso viver a universidade como um todo, ir além da restrita sala de aula, explorar suas potencialidades. Convidamos a todos os calouros a participar ativamente da recepção integrada que ocorrerá no início do semestre.